O projeto originou-se como resultado da Disciplina de Experiência Aplicada em Hermenêutica e Ética Jurídica da Faculdade Serra Dourada - Altamira, ministrada pela professora Isméria Polliana de Oliveira. A ideia surgiu a partir do entendimento da palavra Hermenêutica em conjunto com o desejo do grupo de terem mais contato com os textos jurídicos desde o início da graduação, já que ao desenvolver o projeto é preciso estudar as normas para elaborar o material a ser divulgado.
Em decorrência da Disciplina de Experiência Aplicada em Métodos Adequados a Composição de Conflitos da Faculdade Serra Dourada - Altamira, ministrada pela professora Isméria Polliana de Oliveira, foi tida a ideia de iniciar a produção de materiais voltados para conscientizar a população sobre a existência desses métodos, com o intuito de buscar diminuir o número de processos que chegam ao judiciário e que poderiam ser solucionados por um método alternativo. Além disso, ao expandir o projeto, os alunos envolvidos aprimoram ainda mais seus conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Graduanda em Direito pela Faculdade Serra Dourada, bem como Graduada e Especialista em Letras pela Universidade Federal do Pará, Lillian Corrêa é a líder da equipe e idealizadora do projeto; foi quem elaborou as primeiras tirinhas para que o grupo apreciasse e compreendesse a essência do trabalho proposto. O projeto une as duas áreas pela qual é fascinada: a Linguagem e o Direito.